Blog > A utilização da Mesa Interativa Multitoque na Sala de Aula

A utilização da Mesa Interativa Multitoque na Sala de Aula

A tecnologia interativa tem vindo a revolucionar o ensino e as dinâmicas de aprendizagem. E a Wingsys foi pioneira neste campo, ao criar a primeira mesa interativa multitoque em Portugal. Hoje, continuamos a trabalhar para dotar as salas de aula de soluções interativas desenhadas para a Educação.  

Hélder Carvalheiro Ramalho é professor de Físico-Química há mais de 25 anos. Para além dos seus interesses nas áreas da Física, Astronomia, Ensino e Formação, é também um apaixonado por Tecnologias Educativas. 

Em 2019, Hélder Ramalho apresentou a sua tese de doutoramento intitulada “A utilização da mesa interativa por multitoque na sala de aula e o seu impacte na aprendizagem de conteúdos de Astronomia”. 

 

Um dos principais propósitos desta tese foi avaliar os efeitos do recurso a este tipo de equipamentos interativos na sala de aula. Ao longo deste artigo, iremos abordar algumas das conclusões dos seus estudos. 

 

O seu estabelecimento de ensino é inovador na utilização de soluções interativas? Ou ainda tem um longo caminho pela frente? Descubra, respondendo ao quiz abaixo.

 Começar o Quiz 

 

A importância da Tecnologia nos diferentes âmbitos de aprendizagem

O ensino-aprendizagem é, logo à partida, um processo interativo. Não cabe apenas aos docentes ensinar, assim como a função dos alunos não se resume unicamente a aprender.  

A aprendizagem significativa, por exemplo, caracteriza-se pela conjugação de conhecimentos prévios com conhecimentos novos. A inclusão de recursos tecnológicos nas aulas permite aos alunos aplicar as suas competências digitais prévias, o que se torna muito motivador para eles. 

Por outro lado, também a aprendizagem cooperativa é posta em prática. As mesas interativas multitoque convidam a uma participação conjunta dos estudantes, contribuindo também para estimular as aprendizagens. 

Tudo isto converge para um aumento da motivação do aluno para se envolver nas tarefas das aulas. Os estudos elaborados pelo professor Hélder Ramalho são claros: os alunos preferem recorrer a equipamentos tecnológicos para a realização de trabalhos de grupo em contexto de sala de aula. 

a-utilizacao-da-mesa-interativa-multitoque-na-sala-de-aula-wingsys

Gráfico - Instrumentos preferidos para desenvolver tarefas em grupo.

 

Ao usar equipamentos interativos, estamos a dar acesso aos alunos às ferramentas que eles preferem e mais utilizam no mundo digital em que vivemos. Isto acaba por constituir um importante fator de motivação. O objetivo não é substituir os recursos atuais usados na sala de aula, como manuais ou livros, mas sim complementá-los com o melhor da inovação para a Educação.

Mesas Interativas Multitoque da Wingsys

As mesas interativas Wingsys estão disponíveis em diferentes modelos para que possam corresponder a vários objetivos e funcionalidades. 

 


1. TA007T

TA_007_T_c70b2f4550

Ver mesa interativa TA007T

 

 

A mesa interativa TA007T alia versatilidade e estabilidade. Dependendo do software utilizado, estas mesas adaptam-se a diferentes utilizações no setor da Educação. Com um design sofisticado e uma estrutura robusta, estas modernas soluções proporcionam uma experiência interativa de excelência, permitindo que vários estudantes interajam em simultâneo em experiências imersivas, apresentação de trabalhos ou casos de estudo. 

2. TA007K


TA_007_K_2163b2fa5e

Ver mesa interativa TA007K

 

 

Com uma superfície em vidro de segurança temperado e pernas amovíveis, a mesa multitoque TA007K foi desenvolvida a pensar nos mais pequenos. Pode ser complementada com software educativo, dando acesso a fichas de exercícios, recursos em vídeo e muitos outros, em diferentes idiomas. Permite a utilização quatro crianças em simultâneo.

3. TA002TA_002_156304d29f

Ver mesa interativa TA002

 

 

O modelo TA002 é uma solução robusta e com um design que convida à interação. Numa instituição de ensino, as soluções tecnológicas devem estar acessíveis dentro e fora da sala de aula, para que todos possam usufruir das suas vantagens. A mesa interativa TA002 é resistente e ideal para ser usada em áreas comuns, por exemplo.    

4. TA010
mesa_ta010_1_4f6978daa1-1

Ver mesa interativa TA010

 

A mesa TA010 combina um design minimalista com a mais avançada tecnologia interativa multitoque. Possuindo uma grande diversidade de funcionalidades, este equipamento funde-se com o ambiente e pode ser utilizado em diferentes áreas do recinto escolar, desde a sala de professores aos espaços de lazer e convívio.  

5. MT001
mesa_mt001_1_9180f4a8a8-1

Ver mesa interativa MT001

 

 

O modelo MT001 da Wingsys distingue-se por poder ser personalizado de acordo com diferentes necessidades. Pode optar por usar toda a superfície como mesa interativa multitoque ou então integrar o ecrã touch apenas numa zona da mesa, usando a área restante como superfície de trabalho, ideal para universidades e centros de formação.

Pela Digitalização da Educação com Mesas Multitoque

Apesar de muito recentes, os estudos já efetuados sobre a influência da utilização de equipamentos interativos na sala de aula demonstram um efeito muito positivo nas aprendizagens de grupo. 

As conclusões alcançadas e reportadas na tese de Hélder Ramalho apontam no mesmo sentido. O recurso à mesa interativa multitoque permitiu aumentar a cooperação entre os alunos e facilitar a atenção conjunta. 

As experiências desenvolvidas por este docente demonstraram que o grupo que teve acesso ao método de ensino com a mesa interativa alcançou resultados superiores aos dos restantes alunos, não sujeitos à mesma metodologia. 

Assim, podemos afirmar que os sinais são claros: tanto os alunos como os professores podem beneficiar de uma experiência educativa mais rica e imersiva com a aplicação da tecnologia às dinâmicas de ensino-aprendizagem.  

ver soluções Wingsys para a Educação

 

2021-11-23

Newsletter

Fique a par das novidades!