Blog > As escolas portuguesas estão a transformar-se com salas de aula do futuro

As escolas portuguesas estão a transformar-se com salas de aula do futuro

O dia a dia nas escolas portuguesas é cada vez mais digital. As soluções interativas entraram nas salas de aula de Norte a Sul do país, ilhas incluídas. 

São as chamadas "Escolas do Futuro": espaços mais informais para a apresentação de conteúdos, zonas colaborativas em que os alunos trabalham em conjunto, equipamentos que permitem criar, interagir e investigar de forma mais imersiva.

Este tipo de soluções ajuda não só a tornar a aprendizagem mais dinâmica como a motivar alunos e educadores, transformando-a numa experiência mais divertida e estimulante. 

Os ecrãs interativos - a solução interativa mais procurada - permitem que as aulas sejam mais participativas e substituem vários materiais físicos. Além disso, permitem que o conteúdo do ecrã seja partilhado com outros dispositivos em sala, como computadores e tablets, e também com alunos que se encontrem à distância.

Em 2017, existiam já 34 estabelecimentos de ensino com “salas de aula do futuro” em Portugal. O número tem vindo a aumentar e, com a pandemia, escalou de forma exponencial. 

Um exemplo do investimento em soluções tecnológicas para as salas de aula é o da Câmara Municipal de Vila do Bispo que, em 2021, adquiriu 12 ecrãs interativos para as escolas do Concelho. Com esta aquisição de cerca de 25 mil euros, o Município pretendeu acompanhar a transição digital na Educação e apoiar um ensino mais cativante para os seus alunos.

 

O seu estabelecimento de ensino é inovador na utilização de soluções interativas? Ou ainda tem um longo caminho pela frente? Descubra, respondendo ao quiz abaixo.

 Começar o Quiz 

 

2022-04-07

Newsletter

Fique a par das novidades!