Blog > Como cativar a Atenção dos Alunos no Ensino Online?

Como cativar a Atenção dos Alunos no Ensino Online?

O ensino online pode ser desafiante no que diz respeito à manutenção da atenção dos alunos durante as aulas virtuais. Se, para um professor, manter os alunos interessados já é difícil em contexto de sala de aula, o ensino à distância trouxe consigo dificuldades acrescidas. 

Num modelo de ensino tradicional, o contacto visual entre o professor e a turma ajuda a evitar que a atenção se disperse durante as aulas. Ao mínimo sinal de desconcentração, um professor experiente consegue rapidamente se aperceber e reorientar os alunos para o conteúdo lecionado. No ensino online esta tarefa fica dificultada.

O que muda no Ensino Virtual?

Quando os alunos têm aulas em casa, estão na sua zona de conforto e sentem-se mais à vontade, o que pode distrair a sua atenção. 

Um modelo de ensino à distância que se baseie simplesmente numa videoconferência entre o professor e os seus alunos pode ter de enfrentar alguns obstáculos que não se colocariam na sala de aula tradicional, como:

  • O acesso ao telemóvel e a outras distrações torna-se mais difícil de controlar pelos professores;
  • Se estiver mais gente em casa, os ruídos e interrupções podem perturbar o decorrer das aulas online;
  • As intervenções e a participação ordenada por parte dos alunos ficam mais dificultadas;
  • Problemas técnicos como falta de rede, falhas no som ou fraca qualidade da imagem podem perturbar o decorrer das aulas virtuais.

Quanto mais limitados forem os recursos tecnológicos usados, mais a experiência se tornará unidirecional: o professor fala e mostra conteúdos e os alunos limitam-se a ouvir e tirar notas em silêncio. 

Isto não contribui para a motivação dos estudantes, que acabam por perder rapidamente o interesse na aula. 

4 dicas para melhorar a Atenção dos Alunos em Aulas Online

1. Utilize a tecnologia a seu favor

Muitas escolas, após um período de adaptação, investiram em recursos tecnológicos para o ensino virtual. Recorrer a equipamento adequado vai melhorar a qualidade das aulas online e facilitar a aprendizagem. 

Os casos de ensino híbrido, em que parte da turma está em casa e os restantes alunos na sala de aula com o professor, podem contar com a Wingsys Virtual Classroom. Graças à câmara bidirecional que faz parte da solução os alunos conseguem ver-se uns aos outros e acompanhar a aula de forma mais participativa. 

2. Prepare as aulas com cuidados acrescidos

Preparar uma aula em regime presencial é muito diferente de uma aula à distância. Tenha em consideração todas as dificuldades (técnicas e não só) que podem ocorrer durante as aulas online e previna-se com alternativas que permitam manter a aula estimulante. 

Ao longo da aula tente ao máximo envolver os alunos, colocando questões individualmente. É essencial para perceber se todos estão a acompanhar a matéria, mas também para os manter interessados e atentos.  

3. Envolva a família dos seus alunos

Num contexto de ensino virtual em que os alunos estão em casa, a participação da família pode fazer toda a diferença. Fale com os encarregados de educação sempre que possível para que ajudem a manter um ambiente de concentração e silêncio, livre de distrações durante os tempos de aula. 

O envolvimento familiar pode também proporcionar um conhecimento mais profundo sobre eventuais dificuldades que cada aluno possa sentir neste novo modelo de ensino. 

Um diálogo frequente entre a escola e a família traz muitas vantagens e ajuda a que o processo de ensino-aprendizagem seja melhorado.

4. Proponha atividades interativas

Uma aula online onde o professor se limita a apresentar a matéria não vai certamente manter os alunos motivados durante muito tempo. 

De acordo com os conteúdos de cada aula, faça um esforço para diversificar ao máximo os recursos didáticos usados. Prefira atividades de curta duração mas que promovam a interatividade com e entre os alunos.

Quanto mais se sentirem envolvidos na aula, mais concentrados e interessados os alunos se irão manter.   

Sala de Aula Virtual: o Futuro já chegou à Educação!

Para que o ensino virtual alcance os melhores resultados é essencial trabalhar a motivação dos alunos nas aulas online. Existem já diversas soluções tecnológicas disponíveis para revolucionar a experiência do ensino online, tanto para alunos como para professores. 

Ultrapassar as restrições do afastamento físico (e dizemos físico porque faz sentido que as pessoas se afastem em termos de espaço, mas não a nível social) que o ensino à distância impõe é mais fácil quando se recorre à tecnologia. Com os ecrãs interativos, sistemas de videoconferência, microfones e câmaras bidirecionais da Wingsys Virtual Classroom, as aulas virtuais proporcionam a todos os intervenientes uma experiência imersiva e interativa. 

 

Ver solução de Sala de Aula Virtual

 

2021-01-11

Newsletter

Fique a par das novidades!