Blog > Ecrã Interativo VS. Quadro Interativo - Qual a diferença?

Ecrã Interativo VS. Quadro Interativo - Qual a diferença?

As diferenças entre ecrãs interativos e quadros interativos nem sempre estão claras. Como os termos são parecidos, há mesmo quem julgue que se referem ao mesmo produto. Principalmente nas escolas, é frequente surgir a dúvida sobre o que distingue afinal estes dois equipamentos.

À primeira vista os termos ecrã interativo e quadro interativo podem parecer sinónimos, mas os dois tipos de equipamentos são bastante diferentes.

 

Se a sua instituição de ensino e formação está a ponderar investir em soluções interativas para a digitalização das salas de aula, é importante conhecer as diferenças entre os ecrãs interativos e os quadros interativos.

Só assim poderá fazer uma escolha informada e mais enquadrada nas necessidades atuais do ensino e disponibilizar as melhores ferramentas, tanto a alunos como a professores.

O que é um Quadro Interativo?

quadro-interativo

Os quadros interativos surgiram em Portugal há mais de 10 anos, numa altura em que os computadores eram ainda uma presença discreta nas escolas. Apesar de serem uma boa alternativa às opções existentes naquela época (os quadros brancos de marcador e os velhinhos quadros de ardósia e giz), hoje foram já ultrapassados por tecnologia mais recente.

A expressão “quadro interativo” refere-se, na verdade, a um conjunto de elementos que precisam de estar ligados entre si para poderem funcionar. O quadro em si, funciona apenas como uma tela estática, onde são projetadas imagens vindas de um computador.

Para além do projetor e respetivo suporte, é também necessário usar colunas externas e vários tipos de cabos e ligações para que tudo possa trabalhar. Para usar o quadro interativo basta tocar no painel com um dedo ou com uma caneta interativa, tal como utiliza o rato no computador. Pode controlar aplicações, navegar na web e escrever sobre imagens, websites e vídeos digitais.

 

O que é um Ecrã Interativo?

Assista ao vídeo e veja a implementação de um Ecrã Interativo da Wingsys

 

Quando falamos em ecrãs interativos referimo-nos às soluções tecnológicas mais modernas, que conseguem combinar todas as funções e equipamentos numa estrutura única e de dimensões mais compactas.  

Os ecrãs interativos, assemelham-se, em aparência, a uma televisão flat screen e têm já colunas e computador incorporados. Para além disso, a qualidade da imagem é incomparavelmente superior e a tecnologia multitouch de última geração permite uma utilização mais eficiente do que nos tempos dos quadros interativos.

A ausência de acessórios externos (como o computador, as colunas, o projetor e os cabos de ligação) torna estas soluções tecnológicas mais leves e fáceis de transportar. Dependendo do suporte, este versátil equipamento pode ser usado tanto na vertical, como na horizontal.

 

 

Principais Vantagens do Ecrã Interativo

Dimensão compacta

Se compararmos as dimensões de um moderno ecrã interativo com os enormes quadros interativos do passado, é fácil perceber a evolução da tecnologia. Enquanto que o quadro interativo funcionava por imagem projetada em tela branca IR touch, os atuais ecrãs interativos resultam de tecnologia de iluminação própria, com ecrã LED IR touch.

Os antigos quadros interativos necessitam de vários acessórios para operar: o projetor, as colunas de som, um braço de projeção de teto ou parede e uma unidade externa de processamento (PC). Consequentemente, exigem bastante espaço para a sua instalação, tanto na parede, como no teto, o que dificulta também a sua mobilidade.

O ecrã interativo é uma solução “tudo em um” que incorpora todos os elementos necessários para ser usado. Definitivamente mais leve e compacto, é simples de transportar, podendo ser instalado facilmente em qualquer espaço, sem complicações.

 

● Diminuição de custos e manutenção

Ao optar por um ecrã interativo, não tem que se preocupar com a manutenção exigida pelo projetor e respetiva lâmpada utilizados em conjunto com os quadros interativos.

Um quadro interativo requer limpezas regulares da lente de projeção e a substituição frequente da lâmpada do projetor, cujo tempo de vida ronda as 2000 horas. Além disso, é conveniente calibrar o projetor e a tela antes de cada utilização.

Já nos modernos ecrãs interativos, a única manutenção a fazer será limpar a tela com um pano húmido, em caso de necessidade. Esta solução não tem custos de manutenção, ao passo que, no caso dos quadros interativos, essa despesa pode ultrapassar os 200€ / ano.

A nível de valores, todo o conjunto (quadro branco, projetor, computador externo, colunas externas, cabos e caixa de ligações) custa mais do que um moderno ecrã interativo. A longo prazo, estas soluções tornam-se mais económicas visto serem energeticamente mais eficientes.

 

● Qualidade superior

Desenvolvidos com a mais recente tecnologia, os ecrãs interativos têm uma qualidade de som, imagem e processamento muito superior à dos quadros interativos. Não há necessidade de focar, calibrar ou da intervenção de um técnico especializado para a sua utilização.

Por serem mais sensíveis ao toque, os ecrãs interativos oferecem também uma precisão superior. São mais eficientes e tão fáceis de usar como um tablet, mas com dimensões ampliadas. Estas diferenças resultam da evolução tecnológica, uma vez que os quadros interativos usavam uma imagem projetada, com menor luminosidade e suscetível a reflexos.

Os modernos ecrãs interativos recorrem a imagem retro-iluminada, logo, de maior luminosidade e menos suscetível a reflexos. Um ecrã LED 4K, por exemplo, proporciona uma resolução de imagem de 3840 x 3160 pixels.

ecra-wipir

Ecrãs Interativos VS. Quadros Interativos - o veredito!

A tecnologia IFPD (Ecrãs Interativos), veio substituir a IWB (Quadros Brancos Interativos) e são diversas as vantagens desta nova tecnologia face à anterior.

Para perceber melhor as diferenças destas tecnologias, vamos compará-las diretamente.

 

Legenda:

 quadro - IWB 
 ecra - IFPD

Evolução da tecnologia

quadro É uma tecnologia de imagem projetada em tela branca IR touch.

ecra É uma tecnologia de iluminação própria por ecrã LED IR touch

 

Maior qualidade de imagem 

quadro Utiliza uma imagem projetada, logo de menor luminosidade e mais suscetível a reflexos. Um projetor HD, com uma resolução de imagem de: 1280 x 720 pixels.

ecra Utiliza uma imagem retro iluminada, logo de maior luminosidade e com ecrã menos suscetível a reflexos. Um LED 4K com uma resolução de imagem de: 3840 x 3160 pixels.

 

Maior mobilidade

quadro É uma tecnologia estática, o conjunto completo não pode ser transportado entre salas através de um suporte móvel (sujeito a descalibração).

ecra É uma tecnologia móvel, por ser uma peça única, pode ser facilmente transportada entre salas através de um suporte móvel. Possui duas pegas laterais para manuseamento.

 

Mais simples de instalar 

quadro Requer instalação do quadro na parede, instalação do braço de projetor no teto, instalação do projetor de teto, instalação da soundbar na parede, Instalação do computador externo.

Cablagens e ligações necessárias:

  • Projetor - Ligação HDMI-VGA do projetor para ligar ao HUB de derivação do quadro branco.
  • Soundbar - Ligação USB da Soundbar para o HUB, ligação cabo de alimentação.
  • Quadro branco – Ligação USB de alimentação ao HUB e posterior ligação a PC.
  • PC externo – Ligação HDMI ao HUB, ligação USB ao HUB, ligação cabo de alimentação.

 

quadro-branco-interativo-o-que-precisa-para-instalar-wingsys

 

ecra Requer instalação do Display na parede (Vesa)

Cablagens e Ligações necessárias:

  • Cabo de alimentação.

 

ecra-interativo-o-que-precisa-para-instalar-wingsys

Requer menos espaço de instalação 

quadro É uma solução em conjunto, necessita de vários acessórios para operar e o consequente espaço para instalação dos mesmos, quer na parede como no teto.

O Conjunto é composto por: quadro branco touch, um projetor de curta distância, uma soundbar, um braço de projeção de teto e uma unidade externa de processamento (PC).

ecra É uma solução All-in-one, não necessita de nenhum acessório para operar. Inclui ecrã LED touch, colunas de som stereo embutidas e unidade de processamento interno com sistema operativo (conceito de tablet gigante).

 

Menor manutenção e menores custos anuais

Manutenção:

quadro Necessita de limpezas regulares de lente de projeção. Mudança de lâmpadas de projetor, em média 1 vez por ano (tempo de vida média lâmpadas: 2000 horas). Calibração de projetor e tela.

ecra Limpeza de ecrã com pano húmido, se necessário. 

 

Custos em manutenção anual:

quadro Custo médio lâmpada: 90 euros. Custo médio do serviço de calibração no local por empresa especializada: 100€

ecra Sem custos de manutenção.

 

Mais eficiente energeticamente 

Consumo energético médio:

quadro Quadro Branco 15W + Projetor (HD) 315W + Soundbar 35W + PC Externo (Android) 10W | Total: 375W

ecra Total: 350W

 

Podemos concluir que a opção da tecnologia IFPD reflete para qualquer entidade uma utilização mais eficiente de recursos.

 

Ecrãs Interativos: para um novo modelo de interação!

As diferenças entre ecrãs interativos e quadros interativos são cada vez mais notórias. As escolas ou organizações de hoje precisam de acompanhar a evolução tecnológica e os ecrãs interativos, mais compactos e eficientes, são a escolha inteligente.

A longo prazo, o investimento num ecrã interativo compensa também a nível de custos, uma vez que dispensa manutenção e os seus benefícios são muito superiores.

 

Não fique para trás! Os quadros interativos fazem parte do passado. A tecnologia do futuro são os ecrãs interativos. Porquê permitir que a sua instituição de ensino seja ultrapassada enquanto que a concorrência se posiciona no futuro?

A Wingsys tem ecrãs interativos com várias dimensões e diferentes acessórios, para que possa tirar o máximo potencial destes modernos equipamentos. Fale connosco e descubra estas avançadas soluções com marca portuguesa e selo “Portugal Sou Eu”!

Ver Ecrãs Interativos 

infografico-wipir-educacao

2021-01-05

Newsletter

Fique a par das novidades!