Blog > Escola Virtual e Classroom entre os termos mais pesquisados em 2020

Escola Virtual e Classroom entre os termos mais pesquisados em 2020

A Google já publicou o estudo que agrupa os termos de pesquisa mais procurados ao longo de 2020. Em Portugal, as pesquisas relacionadas com o ensino à distância e a Escola Virtual estão entre as mais populares.

Por força da pandemia de COVID-19 e das restrições impostas pelas autoridades de saúde, a Educação foi um dos setores mais afetados. O encerramento das escolas, em meados de março, forçou as instituições de ensino a enfrentarem uma nova realidade, para a qual muitas não estavam preparadas.

 

O que mais pesquisaram os portugueses em 2020?

De acordo com a Google, em 2020, no top 10 das pesquisas gerais em Portugal temos:

  1. Coronavírus Portugal
  2. Escola Virtual
  3. Coronavírus
  4. Eleições EUA
  5. Pedro Lima
  6. Segurança Social Direta
  7. Classroom
  8. DGS
  9. Zoom
  10. Liga NOS

 

O forte impacto que a pandemia teve na vida de todos nós está na origem da maior parte destes termos de pesquisa. Todas as organizações tiveram que se adaptar rapidamente e da melhor forma possível ao que hoje designamos por “novo normal”.

O fecho das escolas e a imposição da telescola e do teletrabalho alteraram as rotinas familiares e levaram à procura de alternativas para manter as atividades letivas e profissionais, o que resultou numa forte aceleração da transição digital em várias áreas da sociedade.

 

O Ensino Online

O mundo não estava preparado para alterações tão rápidas e profundas ao nosso quotidiano como as provocadas por esta pandemia.

A implementação do ensino online teve o apoio do “Estudo Em Casa”, uma nova versão da antiga tele-escola. Através do canal televisivo RTP Memória, os alunos puderam acompanhar os conteúdos de todas as disciplinas, mas ainda num formato unidirecional.

Gradualmente, as escolas começaram a reunir recursos para possibilitar um ensino virtual mais eficaz e interativo. Aulas por videoconferência tornaram-se na nova forma de ensino para todos os que tinham acesso a alguma tecnologia.

Com o passar do tempo, soluções como a Wingsys Virtual Classroom permitiram otimizar o processo de ensino-aprendizagem, apesar das circunstâncias. Através de um ambiente de ensino misto, com alguns alunos em casa e outros na sala de aula, foi possível tornar as aulas mais estimulantes para estudantes e professores.

 

O papel da Wingsys para "Conectar a Educação"

Para responder às inesperadas exigências impostas pela pandemia, a Wingsys adaptou-se rapidamente de modo a conseguir oferecer as melhores soluções para a área da Educação.

Combinando um conjunto de equipamentos já desenvolvidos, a Wingsys potenciou o ensino à distância através de uma solução interativa completa – a Wingsys Virtual Classroom.

No regresso ao ensino presencial, em setembro de 2019, a higiene dos espaços nas escolas também assumiu uma enorme importância. A Wingsys disponibiliza várias soluções, como o Hygistation, adaptado para as diversas alturas das crianças e estudantes, e o Hygi DS, ambos para a higienização contactless das mãos e um acesso mais seguro aos recintos escolares.

Descubra as inovadoras soluções tecnológicas da Wingsys e avance rumo ao futuro!

2020-12-30

Newsletter

Fique a par das novidades!