Blog > Descubra a Mesa Interativa para Museus e outras soluções capazes de criar experiências dinâmicas e imersivas

Descubra a Mesa Interativa para Museus e outras soluções capazes de criar experiências dinâmicas e imersivas

No passado, visitar um museu podia não ser tão fascinante como se esperava. Os visitantes limitavam-se a percorrer as diferentes salas ou galerias, olhando de forma passiva para os objetos ou obras expostas, que nem sempre transmitiam a mensagem correta que o autor pretendia passar. Instalar uma mesa interativa para museus pode ser um passo decisivo na modernização destes espaços. 

3-descubra-a-mesa-interativa-para-museus-wingsys

Hoje, existem muitos museus espalhados pelo mundo que proporcionam aos visitantes uma verdadeira experiência interativa. Regressar ao passado, espreitar o futuro, encarnar outras personagens ou profissões, são algumas das propostas para um dia de aprendizagem divertido. 

Em Nova Iorque, o Museu Spyscape convida os visitantes a brincar aos espiões com equipamentos interativos, numa visita envolvente e dinâmica. Em Singapura, o ArtScience Museum cria cenários únicos, onde é possível mergulhar em várias experiências. São aplicados recursos tecnológicos como óculos de realidade virtual, ecrãs e mesas interativas para museus. 

Com a tecnologia interativa disponível na atualidade, o limite é a imaginação! Criar um museu interativo que deslumbre quem o visita é já uma possibilidade muito simples de alcançar. Saiba como, neste artigo.

Como pode ser criado um Museu Interativo? 

Transformar um museu tradicional num museu interativo nada tem de complicado. No fundo, o objetivo é melhorar a experiência para quem o visita, mas também para quem o gere e apresenta os conteúdos, no caso de haver visitas guiadas, por exemplo. 

Pequenas alterações e a instalação de soluções interativas contribuem para tornar o espaço mais interessante, enriquecer a experiência e aumentar o número de visitantes.

 

Instalar uma mesa interativa no museu é uma forma simples de transmitir toda a informação que se pretenda através de diversos formatos de conteúdo. A mesa interativa para museus pode apresentar fotografias, animações, vídeos, quizzes e tudo o que possa ajudar a passar a mensagem e a enriquecer a visita. 

2-descubra-a-mesa-interativa-para-museus-wingsys

Ao contrário dos meios estáticos, que ocupam o espaço com longas mensagens em texto, num dispositivo interativo o conteúdo é dinâmico. O próprio utilizador pode definir o que quer ver a seguir, que questões prefere explorar e em que formato. Quando o visitante se torna parte da experiência, esta fica mais cativante e divertida. 

Assim, com a simples instalação de alguns equipamentos interativos e touch, como ecrãs, painéis ou mesas interativas, o museu pode tornar-se num espaço moderno e ainda mais interessante. 

Para além da Mesa Interativa para Museus, que equipamentos podem ser instalados?

Uma mesa interativa num museu pode assumir diferentes funções, começando por receber os visitantes e introduzir o tema geral. Em cada sala, estes equipamentos podem apresentar todos os dados sobre os artigos expostos, para que possam ser consultados e fornecer mais informação. 

Mas, para criar um museu interativo, há muitas outras soluções tecnológicas que podem ser usadas e integradas em conjunto: 

Ecrãs Interativos

Uma aplicação comum dos ecrãs interativos em museus é a apresentação de vídeos sobre a exposição do museu. Este é um excelente complemento à mesa interativa.

A sua colocação numa área para lugares sentados, tipo anfiteatro, é uma excelente opção. A apresentação no ecrã interativo pode funcionar de modo autónomo ou ser complementada com as explicações de um guia para introduzir um tema ou demonstrar dados em maior detalhe.   

Óculos de Realidade Virtual  

Em vez de ser o visitante a percorrer as diferentes áreas de um museu, é possível usar esta tecnologia para que ele não precise de se deslocar. Estas alternativas possibilitam a criação de visitas mais inclusivas e permitem gerar momentos inesquecíveis.

Os óculos de realidade virtual transportam o seu utilizador para qualquer cenário digital fora do museu, proporcionando uma experiência imersiva e estimulante. Podem, até, ser o mote do próprio museu.

Painéis LED

Ao longo dos espaços interiores do museu, ou para atrair as atenções no exterior, os painéis LED podem ser um excelente complemento. Geridos de modo remoto, permitem passar imagens e vídeos para complementar as visitas e difundir informação

Quiosques Interativos 

Para além da mesa interativa para museus, instalar um quiosque interativo pode contribuir para tornar um museu interativo e melhorar a experiência dos visitantes. 

Vender ou validar bilhetes, organizar visitas e orientar os utilizadores são algumas das funcionalidades dos quiosques digitais. Quando equipados com leitores de cartões, estes práticos dispositivos permitem também agilizar pagamentos com total segurança e rapidez. 

 

Crie um Museu Interativo com as soluções Wingsys!

Um museu interativo convida à participação dos visitantes, o que acaba por tornar as suas experiências mais memoráveis e gratificantes. Para além disso, a instalação destes dispositivos permite simplificar também outras etapas da visita, como pagamentos, validação de bilhetes, check-in ou gestão de filas de espera.

Se procura soluções para modernizar estes locais, conte com o apoio da Wingsys para construir um projeto à medida. Para além de mesas interativas para museus, temos os melhores equipamentos tecnológicos para inovar no seu espaço. 

 

 Saber mais sobre mesas interativas para museus   

 

2022-07-20

Newsletter

Fique a par das novidades!