Blog > Os Desafios de dar Aulas Online em tempos de pandemia

Os Desafios de dar Aulas Online em tempos de pandemia

O ensino à distância e o estudo em casa foram algumas das muitas mudanças que a pandemia de COVID-19 impôs à comunidade educativa. Em pouco tempo foi exigido às escolas e aos professores que ajustassem métodos de ensino e recursos pedagógicos a uma nova realidade sem precedentes.

Muitos docentes, alguns com décadas de experiência no ensino presencial, viram-se forçados a adotar ferramentas com as quais nunca haviam trabalhado antes. Mesmo depois dos problemas iniciais, expectáveis numa fase de adaptação, o ensino online continua a apresentar desafios muito diferentes do ensino presencial.

 

Desafios do Ensino Remoto

Ensinar é uma atividade que comporta e exige um enorme dinamismo e que vive muito de estímulos e respostas. A transmissão de informação por parte dos docentes precisa de um feedback permanente dos alunos na sala de aula que nem sempre é verbal.

Um bom professor não precisa de ouvir dos seus alunos que não perceberam algo para ir ao encontro dessas dificuldades e reformular a sua comunicação. A linguagem corporal dos estudantes revela muito mais do que aquilo que manifestam oralmente.

 

No novo modelo de ensino à distância, o professor vê-se privado da comunicação não verbal. Precisa de trabalhar apenas com as expressões faciais que vê alinhadas num monitor durante uma aula síncrona. 

Para além disso, manter a turma envolvida e motivada nas aulas online torna-se ainda mais difícil para os docentes. E este é apenas um dos muitos desafios diários com que têm de lidar.

os-desafios-de-dar-aulas-online-em-tempos-de-pandemia-ensino

  • Adaptar as aulas ao ensino à distância

A preparação e planificação das aulas online nada tem a ver com uma aula presencial convencional. A dinâmica é diferente e há muitos obstáculos técnicos a ultrapassar no ensino à distância que precisam de ser acautelados pelo professor.

 

  • Ajustar técnicas e recursos pedagógicos ao ensino online

Todos os recursos e técnicas pedagógicas tradicionais têm de ser reformulados para se adaptarem à sala de aula virtual. Fichas, tarefas e atividades precisam de ser repensadas e convertidas para um formato digital de forma a facilitar o ensino à distância e também o estudo em casa.

 

  • Dominar e tirar partido de novas ferramentas pedagógicas

Muitos docentes não estavam acostumados a usar diariamente os meios digitais. Para esses profissionais a adaptação ao ensino à distância foi ainda mais difícil. Sem pré-aviso, surgiu um novo conjunto de plataformas e ferramentas, bem como um novo modelo de ensino ao qual tiveram de se ambientar.

Os modelos de ensino presencial e remoto são tão diferentes que se tornam quase incomparáveis. As técnicas, ferramentas e recursos precisam de ser reformulados e adaptados a esta nova realidade pelos docentes.

os-desafios-de-dar-aulas-online-em-tempos-de-pandemia

Soluções para Ajudar os Professores nas Aulas Online em Casa

Para manter a qualidade do ensino em modelo remoto, os docentes precisam de acompanhar a evolução da tecnologia. Só assim poderão aproveitar todos os seus benefícios.

Implementar uma sala de aula virtual a partir das suas casas já é possível com soluções interativas desenhadas para esse efeito. Manter as turmas motivadas e cativar a atenção dos alunos nas aulas online fica assim muito mais fácil.

  • Pense “fora da caixa”

Se toda a realidade à nossa volta mudou, não há desculpas para querer continuar a fazer tudo igual. Surpreenda os seus alunos com novas formas de transmitir os conteúdos programáticos.

Estimule a participação nas aulas online através de jogos e concursos. Pode fazer disso uma rotina, no final de cada aula, para consolidar conhecimentos! Vai certamente surpreender-se com os resultados.

 

  • Recorra à interatividade

Soluções como os Ecrãs Interativos devem ser consideradas pela sua versatilidade e por tudo o que permitem fazer para tornar o ensino online mais dinâmico.

Estes equipamentos podem ser usados a partir da casa dos docentes, ou de uma sala de aula na escola, e permitem proporcionar a todos uma experiência de ensino-aprendizagem mais envolvente.

 

  • Crie a sua sala de aula virtual

Sabia que já é possível juntar professor, alunos em regime presencial e alunos em ensino remoto numa mesma sala de aula virtual? A Wingsys desenvolveu um conjunto de equipamentos que permitem ultrapassar distâncias e dinamizar as aulas à distância em modelo híbrido.

São alturas como a que vivemos agora que podem acelerar a evolução digital na Educação. Agora que a classe docente teve de aprender a reinventar-se e a ajustar os seus métodos a uma nova realidade, é tempo de investir na tecnologia.

 

Melhore as suas aulas online com a tecnologia Wingsys

Implementar o ensino à distância representou um enorme desafio para professores, alunos e famílias, implicando mudanças consideráveis nos seus modos de atuação.

A transição digital no setor educativo atingiu todos os envolvidos de forma repentina, mas o balanço final pode ser positivo. Muitas vantagens surgiram destas alterações e vão ajudar a melhorar o futuro do ensino em Portugal.

Conhecer soluções para o Ensino Online

2021-04-14

Newsletter

Fique a par das novidades!