Blog > Quadros Interativos para Salas de Aula

Quadros Interativos para Salas de Aula

Ainda se lembra das salas de aula com os quadros de ardósia e giz? E quando apareceram os enormes quadros brancos interativos, com o seu projetor, computador e uma data de fios à mistura? Hoje viemos mostrar-lhe para onde evolui a tecnologia e qual a melhor opção para as salas de aula.

O papel da tecnologia é saber acompanhar e apoiar a evolução da Educação e a digitalização do Ensino. 

quadros-interativos-para-salas-de-aula-evolucao-da-educacao

Hoje, o avanço tecnológico está presente em todos os aspetos do nosso quotidiano e o Ensino não é exceção.

Na verdade, a Educação é uma das áreas que mais rapidamente precisou de se atualizar para conseguir corresponder às necessidades de alunos e professores na Era Digital e pandémica em que vivemos. 

 

A evolução do ensino em Portugal


No passado, fazia parte das obrigações de um professor manter os alunos em silêncio enquanto lhes debitava a matéria. As aulas não passavam de monólogos em que o único interveniente era o professor. A participação era desencorajada, o que gerava enormes dificuldades de compreensão à maioria dos estudantes.

Ao longo do tempo, o ensino sofreu um desenvolvimento marcante.

Não gostar de ir à escola era comum a muitas crianças, porque não se sentiam motivadas a aprender. Grande parte delas acabava por abandonar os estudos muito cedo no seu percurso escolar.   

ensino-em-modelo-passivo

Deste modelo unidirecional de transmissão de conhecimentos (do professor para os alunos) foi-se passando gradualmente para um regime mais aberto.

Começou a haver uma maior preocupação com o aluno, moldando a forma de comunicação às suas dúvidas e necessidades. 

Apesar de permanecer ao comando da transmissão dos conteúdos programáticos, o docente de hoje tenta, de todas as formas, incentivar à participação e envolver os seus alunos na aula.  

ensino-modelo-dinamico

 

Digitalização da Sala de Aula com Ecrãs Interativos


Com a introdução dos
ecrãs interativos na sala de aula (que vieram substituir os antigos quadros interativos) toda a dinâmica de ensinar e aprender se altera.  Ao participarem de modo mais ativo, os jovens sentem-se motivados e a aprendizagem torna-se muito mais envolvente.

Graças a estes equipamentos, a “vergonha de ir ao quadro” que era outrora um impedimento real à participação das crianças, dissipa-se. A possibilidade de interação e autocorreção destes aparelhos transforma-se num estímulo à aprendizagem, capaz de quebrar muitas das anteriores barreiras. 

O ecrã interativo assume uma importância central na aula.

Veja o vídeo e conheça a realidade de uma escola com um Ecrã Interativo.

 

Um ecrã que transforma a aprendizagem numa brincadeira...

Aprender pode ser tão divertido como brincar graças ao ecrã interativo WIPIR VPRO2! Este dispositivo foi desenvolvido pela Wingsys com base num sistema de infravermelhos extremamente preciso e sensível aos dedos pequenos das crianças. 

Basicamente, funciona como um tablet de grandes dimensões e os mais pequenos usam-no de modo muito intuitivo. Utilizando um software interativo específico para o Ensino e para a gestão de sala de aula, permite selecionar respostas a problemas e validar automaticamente se estão certas ou erradas. 

Pode também ser usado para escrever normalmente, usando os dedos ou uma caneta PCAP

Através do seu software de gestão de sala de aula, este ecrã interativo permite uma enorme polivalência pedagógica. Os conteúdos educativos são feitos à medida de cada instituição, matéria e grau e marcam a diferença face a outras soluções direcionadas para a Educação.

 

Presencial ou à Distância? O importante é a Interatividade do Ensino!

Com a incorporação de uma simples câmara, o ecrã interativo WIPIR VPRO2 adapta-se facilmente para permitir o ensino virtual, podendo ser complementado com outras soluções - como na Wingsys Virtual Classroom.

sala_aula_virtual

Em poucos cliques é possível dinamizar aulas online à distância ou em regime híbrido, com parte dos alunos em casa e outra parte na sala com o docente.   

Fale connosco e descubra todas as possibilidades que esta nova geração de quadros interativos pode oferecer aos seus alunos.

Saber mais sobre este Ecrã Interativo

2021-02-12

Newsletter

Fique a par das novidades!