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Sistemas de Gestão de Filas de Espera - Otimize-os com tecnologia!

A aplicação de soluções tecnológicas no atendimento ao público pode melhorar significativamente a gestão de filas de espera. Em qualquer tipo de serviço ou instituição, o tempo desperdiçado pelos utilizadores em filas de espera é uma característica qualitativa altamente diferenciadora na situação de saúde pública atual (devido à pandemia de COVID-19) que vivemos hoje.

No momento de escolha entre o seu serviço ao cliente e o da concorrência, oferecer uma boa gestão de filas de espera é essencial.

 

Consequências de uma má Gestão de Filas de Espera

Hoje existem filas de espera para quase todo o tipo de serviços: hospitais, farmácias, museus, hotéis, supermercados, administração pública, cinemas, lojas, entre muitos outros exemplos.

Apesar de ser inevitável em muitas situações, ninguém gosta de perder tempo a aguardar em filas, sem distâncias de segurança, portanto, uma boa gestão de filas de espera pode ter um impacto muito positivo em qualquer área de negócio.

Sempre que o utilizador é forçado a esperar por um atendimento, as marcas ou instituições saem prejudicadas.

Uma gestão de filas de espera ineficiente afeta, não apenas os utilizadores do serviço em causa, mas todos os envolvidos.

 

Nos clientes, a obrigação de aguardar, por vezes durante longos períodos, para serem atendidos gera desconforto, impaciência e uma insatisfação crescente. Nos próprios funcionários, quando se veem sobrecarregados com a afluência de público, uma má gestão de filas de espera pode também ter consequências negativas.

O sentimento de ansiedade e frustração que se acumula nestes colaboradores pode afetar negativamente a qualidade do atendimento.

Em suma, uma fraca gestão de filas de espera vai comprometer a qualidade do serviço ao cliente, originando reclamações constantes, que acabam por manchar a imagem do serviço ou da marca em questão.

 

A tecnologia aplicada à Gestão de Filas de Espera

Atualmente, existem muitas soluções tecnológicas inovadoras para agilizar a gestão de filas de espera. A sua aplicação possibilita, não só dar resposta a este problema, mas também melhorar a experiência do utilizador durante o período de espera, tornando-a mais agradável.

quiosque-interativo-filas-de-espera-senhasQuiosque Interativo IT005 com Dispensador de Senhas/Tickets da Wingsys


Para além de contribuírem para criar um ambiente mais confortável e organizado, as empresas ou instituições poderão disponibilizar aos utilizadores várias opções de atendimento, consoante as necessidades.

  • Em hospitais, clínicas, farmácias ou outros locais de prestação de serviços ao público, pode ser disponibilizado um quiosque interativo móvel. Esta solução, integrada com software próprio para a gestão de filas de espera, vai ajudar a direcionar o utilizador para o serviço mais indicado, poupando-lhe tempo e de uma forma muito mais segura. Pode ainda informar o utente sobre o tempo de espera estimado e até enviar-lhe um SMS para o smartphone, indicando quando e onde será atendido.
  • Em qualquer tipo de sala de espera, a implementação de ecrãs interativos e mupis multitoque vai ajudar a passar o tempo de forma mais agradável. Estas avançadas soluções tecnológicas permitem que vários utilizadores interajam em simultâneo, visualizando conteúdos diferentes.

 

As próprias instituições podem difundir informações relevantes para os clientes e permitir a sua interação com os conteúdos disponibilizados: acesso a websites, vídeos, imagens, jogos, notícias, entre muitas outras possibilidades.

  • Num restaurante, ou num cinema, por exemplo, podem ser instalados vários quiosques interativos em locais estratégicos, para agilizar a gestão de filas de espera. Combinados com software próprio e certificado, estes equipamentos permitem simplificar a gestão de reservas, efetuar pagamentos em total segurança bem como visualizar e selecionar produtos e serviços.
  • Em espaços como museus ou centros interpretativos, soluções como as mesas digitais ou os quiosques interativos vão facultar aos visitantes serviços de informação e reserva de bilhetes para diferentes exposições. Após a compra no quiosque, o cliente poderá fazer o download do seu bilhete através de um QR code e apresentá-lo na zona de acesso ao espaço.

 

Ao instalar alguma destas sugestões no seu espaço, loja ou empresa, irá comprovar todos os benefícios destas soluções tecnológicas. Para além de conseguir otimizar a gestão de filas de espera, vai estar também a melhorar significativamente a experiência do utilizadores e a aumentar a sua satisfação.

Poderá encontrar todas estas soluções interativas no website da Wingsys. Por ser fabricante, a marca disponibiliza também serviços de desenvolvimento de projetos à medida do cliente. Desafie-nos! Vamos melhorar o seu negócio juntos.

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2020-10-08

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