Blog > Solução para Ensino à Distância ou em Ambiente Híbrido

Solução para Ensino à Distância ou em Ambiente Híbrido

A pandemia de COVID-19 impactou fortemente diversos setores da sociedade e a Educação foi um dos que mais teve que se adaptar a uma nova e inesperada realidade. Apesar da digitalização da Educação ser já uma tendência clara antes da crise pandémica, a obrigatoriedade do recurso ao ensino virtual (híbrido ou totalmente remoto) veio acelerar essa transição.

Em março de 2020, a plataforma colaborativa Teams, da Microsoft, registou um impressionante aumento de 1000% no total de reuniões.

Chuck Robbins, CEO da Cisco, afirma que os utilizadores passaram 5,5 mil milhões de minutos em reuniões através de Webex, só nos primeiros 11 dias de março.

 

O teletrabalho e o ensino à distância são hoje práticas comuns no quotidiano de muitos portugueses e as ferramentas para que possam desenvolver-se com qualidade tornaram-se imprescindíveis.

Foi preciso ajustar o modelo educativo tradicional a um “novo normal”. Assim, o setor da Educação teve de agilizar o seu processo de transformação digital, para se adequar ao ensino virtual ou em ambiente híbrido (virtual e presencial em simultâneo).

De forma a corresponder às necessidades educativas atuais, a Wingsys criou a Wingsys Virtual Classroom, a solução interativa para conectar a Educação.

 

O que é a Wingsys Virtual Classroom?

Esta sala de aula virtual desenvolvida pela Wingsys permite, apesar dos constrangimentos determinados pela pandemia, dar continuidade ao ensino, mas num formato inovador. O professor mantém total controlo pedagógico sobre a turma, quer se trate de um ambiente de ensino híbrido ou 100% remoto.

Com um conjunto de dispositivos tecnológicos interativos, na Wingsys Virtual Classroom é possível manter um ambiente colaborativo e transmitir todos os conteúdos programáticos, independentemente do local onde os estudantes se encontram.

A interação entre professor e alunos decorre em tempo real e com elevada qualidade, tanto a nível de som, como de imagem. Quer estejam em casa ou na sala de aula, a qualidade da comunicação não é prejudicada e os alunos são estimulados a interagir, o que acaba por facilitar o processo de aprendizagem.

sala_aula_virtual

 

O que inclui este serviço?

A Wingsys Virtual Classroom permite equipar escolas e outras instituições de ensino e formação com um conjunto de soluções tecnológicas necessárias para implementar o ensino virtual, à distância ou em ambiente misto (remoto e presencial). Os equipamentos que fazem parte desta solução são:

  • Ecrã interativo WIP de 65" (com diversas ferramentas pedagógicas para o professor escrever, editar e partilhar conteúdos durante as aulas);
  • Monitor adicional de 65" Ultra HD (4K), com Wifi e capacidade 16/7, onde o professor e a turma presencial conseguem visualizar todos os participantes online;
  • Suportes, para garantir a mobilidade e adaptação dos equipamentos a qualquer sala de aula;
  • Slot PC Core I5, 8GB, 128 SSD e Windows 10 PRO;
  • Compatibilidade com diversas plataformas de colaboração, como Zoom, MS Teams, Google Meet, entre outras;
  • Teclado e rato sem fios, para que o professor consiga facilmente utilizar todos os recursos Windows;
  • Microfone de lapela, para melhorar a comunicação do professor com toda a turma;
  • Kit Base de videoconferência (2 Câmaras 4K + 1 Microfone de expansão), para permitir um ambiente colaborativo misto entre professor e alunos;

ou

  • Kit Plus de videoconferência (3 Câmaras 4K 360o + 1 microfone de expansão), em vez do Kit Base de videoconferência.
  • Opcional: Software ZOOM for Education.

 

Em suma, esta sala de aula virtual da Wingsys permite aproximar todos os intervenientes numa colaboração dinâmica, mesmo que não se encontrem dentro do mesmo espaço físico.

 

Avance para o futuro da Educação com a Wingsys!

Numa altura como a que atravessamos, manter a continuidade do ensino com qualidade e garantir o cumprimento dos programas de todas as disciplinas é um autêntico desafio.

As ferramentas combinadas para o ensino à distância, como equipamentos interativos e soluções de videoconferência, são a solução para o presente, mas também para o futuro da Educação.

 

Esta crise de saúde pública pode ser a base para a digitalização da Educação e da sala de aula, rompendo com modelos do passado.

O futuro passará por soluções tecnológicas interativas que estimulem os alunos a fazer parte do processo de ensino-aprendizagem. Contacte a Wingsys para descobrir tudo o que temos a oferecer às instituições de ensino e formação para enriquecer e modernizar a Educação.

Saber mais sobre a Wingsys Virtual Classroom

 

ebook-solucoes-digitais-interativas-educacao-wingsys

2020-12-14

Newsletter

Fique a par das novidades!