Blog > Tecnologia na nova realidade da Educação: 5 estratégias para a potenciar

Tecnologia na nova realidade da Educação: 5 estratégias para a potenciar

A aplicação da tecnologia na Educação comprovou ser, nos últimos anos, a tendência natural deste setor. A digitalização na Educação contribuiu para deixar para trás um sistema educativo conservador e estático, tornando-o mais dinâmico e interativo.

Todas as mudanças associadas a uma transição digital no ensino e à situação de saúde pública atual (devido à pandemia de COVID-19) obrigam hoje a que formadores, professores e educadores adquiram constantemente novos conhecimentos para se adaptarem a esta nova realidade.

A transição digital do ensino exige uma adaptação constante por parte de todos os envolvidos no processo educativo.

 

O seu estabelecimento de ensino é inovador na utilização de soluções interativas? Ou ainda tem um longo caminho pela frente? Descubra, respondendo ao quiz abaixo.

 Começar o Quiz 

 

A implementação da Tecnologia na Educação

A sociedade atravessou uma importante evolução da Era Industrial e Mecânica para a atual Era Digital e da Informação. Nesta última, que se caracteriza pelo seu dinamismo, o conhecimento e o acesso à informação tornaram-se profundamente valorizados.

A progressiva aplicação da tecnologia na Educação conduziu a mudanças importantes, que envolvem a necessidade de uma aprendizagem e adaptação contínuas.

Hoje, a digitalização e as soluções remotas na Educação exigem dos educadores, formadores e professores:

  • A identificação de formas mais seguras, completas e diversificadas de aprendizagem;
  • A especialização aliada ao pragmatismo;
  • A valorização do aluno em todas as suas vertentes;
  • A perceção de que o poder está nas mãos daqueles que possuem maior conhecimento.

 

Esta mudança de paradigma estimulou uma mutação social e uma profunda renovação da própria condição humana. O futuro do Homem e a sua caracterização na sociedade partem, desde logo, da sua educação.

Em pleno século XXI, as ferramentas tecnológicas apresentam-se como facilitadoras do sistema de ensino e a sua integração nas salas de aula (presenciais ou virtuais) tornou-se quase obrigatória.

Esta implementação da tecnologia na Educação é encarada com naturalidade pelos alunos, que parecem nascer já com todas as competências necessárias para a aproveitar.

Os professores passaram a uma nova condição: a de estrategas na aplicação destas novas ferramentas de ensino. Muitos deles, precisaram de aprender a lidar com os novos meios tecnológicos para saber como os aplicar da melhor forma nas suas aulas.

Ver Soluções para a Digitalização da Sala de Aula

 

As Salas de Aula do Futuro

Aplicar as vantagens da tecnologia na sala de aula tornou-se fundamental. A sala de aula de modelo tradicional já não corresponde às expectativas do novo perfil do aluno desta Era Digital.

Hoje, é necessário transmitir os conteúdos de forma a que crianças e jovens de todo o mundo consigam aprender de forma mais dinâmica e interativa, promovendo sempre a segurança do aluno e do professor.

É imperioso adaptar as soluções tecnológicas às necessidades da Educação e ao ensino híbrido, capaz de conjugar o melhor das técnicas tradicionais com o melhor da tecnologia para o ensino.

A Wingsys, fabricante nacional de soluções interativas para a Educação, com mais de 20 anos de experiência, dispõe de vários produtos tecnológicos inovadores desenhados especificamente para a área educativa. Estes equipamentos, com destaque para os ecrãs interativos, marcam a diferença nos percursos educativos, conferindo-lhes mais interatividade e cooperação.

 

Ecrãs Interativos e WingsysClass no Programa "Futuro Hoje" da SIC

 

Um bom exemplo é o Projeto “Sala de Aula do Futuro”, implementado pela Câmara Municipal de Guimarães em parceria com a Wingsys. O município equipou e distribuiu material informático pelos agrupamentos escolares da cidade para a criação de "Salas de Aula do Futuro". Estes espaços estão agora equipados com a tecnologia Wingsys através de:

  • Mesas interativas;
  • Softwares educativos;
  • Tablets;
  • Soluções de transporte e carregamento de energia.

 

O objetivo é promover a transição digital nos métodos de aprendizagem das crianças vimaranenses. Pelo sucesso alcançado, esta ação está já a ser replicada por outros municípios do país.

No caso da higienização e segurança do espaço, a Wingsys está a equipar diversas escolas e universidades com o Hygistation, um quiosque digital dispensador de gel desinfetante, que também possui medição de temperature e control de acessos.

 

5 Estratégias para a Digitalização na Educação

Para garantir o sucesso da conjugação entre tradição, segurança e inovação, existem algumas estratégias que todos os agentes envolvidos no processo educativo podem adotar.

Para que a tecnologia na Educação seja realmente um instrumento inovador e capaz de amplificar a ligação entre educandos e educadores, há 5 estratégias simples que pode aplicar.

tecnologia-na-nova-realidade-da-educacao-5-estrategias-para-a-potenciar

 

1. Liste e ordene os objetivos a atingir

O primeiro passo é identificar as lacunas que a tecnologia pode ajudar a preencher em cada instituição de ensino, para que possa ser feita uma lista ordenada dos objetivos a atingir, por ordem de importância.

Aplicar os benefícios da tecnologia na sala de aula vai melhorar os métodos de ensino dos professores e atrair os alunos.

Existem soluções tecnológicas para simplificar a correção de trabalhos e a criação de relatórios de desempenho dos alunos. As mesas interativas, por exemplo, podem ser equipadas com software educacional para partilha de vídeos e imagens, aplicativos e jogos instrutivos.

Os ecrãs interativos e as mesas interativas permitem transmitir conteúdos de modo cativante e convidam os alunos a interagir com os mesmos. Alcançar os objetivos definidos com o apoio da tecnologia na Educação vai tornar-se mais simples e agradável para alunos e professores.

 

2. Envolva os utilizadores na escolha dos equipamentos

Se no seu estabelecimento de ensino nem todos tiram partido das soluções de tecnologia implementadas, isso pode significar que a escolha das mesmas não foi feita pelos elementos certos.

Geralmente, isto acontece quando as soluções aplicadas são escolhidas por funcionários administrativos ou outros, que não utilizem regularmente estes equipamentos.

O processo de pesquisa, seleção, decisão e compra destas soluções deve passar pelos professores e educadores que delas irão fazer uso. A sua visão sobre o que se passa na sala de aula é decisiva para tomar uma boa decisão e o seu envolvimento vai facilitar a adesão à tecnologia escolhida.

No caso de se verificar que alguns professores ainda demonstram uma certa resistência às alterações implementadas, as escolas podem criar grupos de discussão para os envolver nesse processo.

 

3. Dê valor ao papel dos pais

Questões como a higiene e a privacidade dos dados pessoais, ou o número de horas por dia que as crianças despendem com as novas tecnologias são fatores de preocupação para muitos pais agora.

Talvez por isso, muitos deles se mostrem um pouco apreensivos relativamente aos métodos de ensino e às medidas aplicadas pelas escolas. Assim, a promoção do debate entre as instituições de ensino e os encarregados de educação torna-se fulcral neste contexto, seja ela presencial ou online.

Promover ações de esclarecimento, onde seja possível elucidar os pais sobre as realidades da Era Digital e Informativa pode ser um método eficaz para aproximar a escola da comunidade e facilitar a digitalização na Educação.

 

4. Promova a Educação para todos

Hoje em dia, a informação está acessível em todo o lado, desde os nossos smartphones e computadores portáteis, até à rádio e televisão. Para os que a ela têm acesso, a informação está disponível a qualquer hora e em qualquer lugar do mundo. O mesmo deveria acontecer com a Educação.

Graças à aplicação da tecnologia na Educação já é possível promover o seu acesso para todos, desde os centros urbanos até à periferia.

A transição digital no ensino permite implementar plataformas remotas de acesso a conteúdos educativos. Assim, é possível dar às escolas menos favorecidas a oportunidade de aceder a recursos de qualidade.

 

Esta abordagem, alimentada pela tecnologia online, pode mudar totalmente a experiência de aprendizagem com melhorias significativas. Basta ter uma ligação eficiente à Internet, para garantir o acesso à informação e permitir descarregar conteúdos de forma rápida e em qualquer lugar.

 

5. Aplique os princípios da avaliação contínua

Após a aquisição e implementação destas soluções tecnológicas, as instituições de ensino devem levar a cabo uma avaliação contínua das mesmas, para analisar vantagens e desvantagens. Quando as instituições não conseguem fazer uma avaliação do retorno do investimento, por falta de tempo ou outras razões, podem desenvolver a ideia errada de que a tecnologia é um desperdício de dinheiro.

É importante avaliar em que momentos os equipamentos são, ou não, utilizados para estabelecer objetivos de desempenho adequados a esses produtos. É esta apreciação contínua que vai permitir evitar desperdícios e perceber as vantagens destas soluções.

Ao aplicar estas estratégias, também a sua escola poderá assegurar que o valor investido nas novas ferramentas de tecnologia na sala de aula trará bons resultados para todos os envolvidos. Comece a preparar a sua instituição de ensino para o futuro. Contacte-nos para obter mais informações sobre como pode aplicar a tecnologia na Educação através das nossas soluções.

Ver Soluções para a Digitalização da Sala de Aula

 

2020-09-29

Newsletter

Fique a par das novidades!