Blog > Vamos falar sobre Quadros Interativos? #InTouchWithWingsys

Vamos falar sobre Quadros Interativos? #InTouchWithWingsys

Conversámos com o Pedro Maia, Gestor de Produto na Wingsys, para tentar descobrir um pouco mais sobre o que distingue quadros e ecrãs interativos. Falámos também sobre o potencial deste tipo de soluções para melhorar o quotidiano de pessoas, instituições de ensino e empresas.  

Vamos diretos ao assunto: Quadros Interativos ou Ecrãs Interativos? 

Essa é fácil: ecrãs interativos, claro! (risos)

Sente que as pessoas ainda não sabem a diferença entre Quadros e Ecrãs Interativos? 

A generalidade não sabe, mas vejo que cada vez mais pessoas vão tendo o primeiro contacto com a tecnologia dos ecrãs interativos e facilmente entendem as suas vantagens.

Afinal, quais são as principais diferenças entre os dois? 

As diferenças entre as tecnologias são várias. A mais evidente é o salto tecnológico. Há aqui uma evolução tecnológica muito grande entre uma tecnologia e outra, nomeadamente a nível da qualidade da imagem e do som.

Estamos a falar dos antigos quadros interativos que tinham uma imagem projetada, ou seja, faziam uso de uma lâmpada que fazia projetar uma imagem sobre uma tela. Enquanto que hoje em dia referimo-nos aos ecrãs interativos como uma tecnologia 4K com um ecrã LED retroiluminado de qualidade de imagem e áudio muito superiores, já que conta com uma capacidade de 32 watts de potência de som stereo. Portanto, o salto a nível qualitativo, numa generalidade, é muito grande.

É o evoluir de um equipamento obsoleto, que para funcionar necessitava de vários componentes em conjunto (quadro, projetor, PC, soundbar e outros), para uma solução all-in-one inovadora, onde o PC, o som e a imagem estão todos presentes na mesma solução. 

A diferença menos evidente, mas cada vez mais importante, é a eficiência dos ecrãs interativos. Quer a nível energético, porque o consumo é inferior comparativamente ao conjunto do quadro interativo, quer a nível de custos operacionais. 

O quadro interativo exige manutenção (troca de lâmpada do projetor a cada 5.000 horas) e calibração (um serviço técnico de X em X tempo). Já o ecrã interativo não necessita de qualquer tipo de manutenção, nem calibração e tem um tempo de vida médio de 50.0000 horas.

Apesar de todo o avanço tecnológico, ainda existem muitas escolas “à moda antiga”, onde os quadros funcionam com giz e ardósia. Porque acha que isso acontece? 

Eu acho que cada vez se vê menos isso (e ainda bem!). Acredito que as instituições de ensino estão cada vez mais despertas para as tecnologias na educação e reconhecem com facilidade os benefícios que podem tirar delas, tanto para alunos como professores. 

As escolas que ainda operam “à moda antiga”, como diz, acredito que seja por falta de verba para investimento em tecnologia e não por desinteresse ou falta de conhecimento do corpo escolar.

De todas as características que distinguem os Ecrãs Interativos, quais destacaria como as principais vantagens para Escolas e Universidades? 

Por ser um ecossistema escolar onde é mais comum verificar o conceito “bring your own device”, em que cada aluno tem o seu próprio portátil, tablet ou até smartphone, destacaria a característica da compatibilidade

Os nossos ecrãs interativos WIP, por exemplo, têm a vantagem de serem compatíveis com qualquer dispositivo, independentemente do sistema operativo, podendo ser Android, Windows ou Apple. 

É ainda indissociável a esta, a característica de ser uma solução que dispensa cablagens. Isto é, qualquer dispositivo, independentemente do seu sistema operativo, consegue partilhar conteúdo através do WIP sem necessitar de cabos de ligação. 

A título de exemplo, podemos ter uma apresentação de um trabalho de grupo em que 3 alunos partilham no ecrã, ao mesmo tempo, diferentes conteúdos. 

Um aluno pode apresentar um documento em Excel através do seu smartphone Android. Ao mesmo tempo, outro aluno apresenta um website através do seu portátil Windows e ainda um terceiro faz a sua apresentação em PowerPoint, a partir do seu tablet Ipad. 

Isto elimina as preocupações de compatibilidade e o excesso de cabos e diferentes ligações que vemos hoje nos quadros interativos, facilitando muito as dinâmicas na sala de aula.



Na sua opinião, o Ecrã Interativo da Wingsys pode representar o futuro do ensino? 

Sem dúvida, por toda a facilidade que traz para dentro da sala de aula e por tudo o que acrescenta de valor à Educação, tanto para alunos como professores. Acredito que o futuro do ensino, a curto/médio prazo, passará por ter uma solução destas em cada sala de aula.

Os vossos Ecrãs Interativos podem ter também utilidade fora do ambiente escolar? Que aplicações podem ter para além das escolas? 

Sim, o tecido empresarial português está muito atento a esta evolução e cada vez mais procura soluções tecnológicas que tragam mais-valias ao dia a dia da empresa, que facilitem o trabalho e que sejam investimentos eficientes. 

Os ecrãs interativos são uma resposta a esta procura. Outra das vantagens dos nossos ecrãs WIP é serem Android based em formato aberto, isto é, não restringimos o acesso a qualquer aplicação. 

Damos ao cliente a possibilidade de instalar as aplicações que respondem às suas necessidades. Pode instalar as aplicações Office, como Word, Excel, Powerpoint, bem como aplicações próprias. Exemplo disso foi que, neste cenário de pandemia, tivemos clientes (sobretudo empresariais) que, para as suas videoconferências, usavam o Zoom, o Microsoft Teams ou o Google Meet, já que todos são compatíveis com o nosso WIP.   

Como pode esta tecnologia melhorar o dia a dia das Empresas? 

Facilitando o trabalho colaborativo sem bloqueios, cabos ou incompatibilidades. Acrescentando qualidade às apresentações comerciais a clientes ou nas formações internas de equipas.

Quanto à segurança da informação que possa estar armazenada num Ecrã Interativo, de que forma é controlada para prevenir acessos indevidos? 

A segurança é cada vez mais uma preocupação no ambiente corporativo. A Wingsys procurou sempre acompanhar essa questão apresentando soluções únicas que permitem acautelar a proteção dessa informação. 

O nosso ecrã interativo WIP tem um sistema de segurança de bloqueio por hardware. Isto significa que apenas através da inserção da pen USB de desbloqueio é que o utilizador consegue aceder aos conteúdos que estão no disco do WIP. 

Sempre que essa pen for removida, o WIP fica automaticamente bloqueado através do hardware. Desta forma fica impedida a utilização indevida do equipamento ou o acesso de terceiros a conteúdos confidenciais.

Complete a frase: Os Quadros Interativos são…

Tecnologias obsoletas nos dias de hoje! Desde já convido também os nossos leitores a participarem de uma demonstração de 5 minutos para perceberem o grande potencial dos ecrãs interativos (risos). Basta nos contactarem para wingsys@wingsys.pt.


Saber mais sobre o Ecrã Interativo WIP

2021-06-17

Newsletter

Fique a par das novidades!